BLOG COM NOTÍCIAS, NOVIDADES E OCORRÊNCIAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE MONGAGUÁ,
E DEMAIS TRABALHOS DA DIRETORIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO.
A Guarda Civil Municipal de Mongaguá é uma corporação que tem por finalidade a proteção de bens, serviços e instalações do poder público municipal.
Foi instituída pelo então prefeito Jacob Koukdjian Filho através da Lei Municipal nº. 1.350 em 1.991, e reestruturada pelo Prefeito Paulo Wiazowsky Filho em 2009, quando foi verdadeiramente reconhecida. A Guarda Civil Municipal de Mongaguá possui também a incumbência de proteção ao meio ambiente através do GEPAM (Grupamento Especial de Proteção Ambiental) criado em 2.011 através da Lei nº. 2.460 pela Atual Administração Municipal, e de prestar apoio aos órgãos que com ela compõem o complexo de Segurança Pública, como as polícias Federal, Civil e Militar, entre outras, além claro dos órgãos que fazem parte da Diretoria de Segurança Municipal (SEMUTRAN e Defesa Civil) e outros.


FORMAÇÃO
Para se formar Guarda Civil Municipal de Mongaguá, os integrantes foram submetidos a mais de 7 meses de Curso de Especialização Profissional, após a lei de reestruturação da atual administração. Foram realizadas em aulas teóricas e práticas diariamente e em período integral de acordo com as exigências do SENASP, ministradas por delegados de polícia e instrutores de outros Departamentos de Segurança.
No currículo de formação de cada um destes guardas, estão matérias como Noções de Direito, Defesa Pessoal, Armamento e Tiro, Instrução Policial, Defesa Civil, Trânsito, Educação Moral e Cívica, Ordem Unida, Educação Física, Primeiros Socorros e diversas outras.


AÇÃO E CIDADANIA
A Guarda Civil Municipal de Mongaguá vem conquistando cada vez mais a admiração e o respeito da população, através de prestação de serviços de segurança e auxílios à população. Várias ocorrências atendidas pela GCM, também foram alvo de elogios da imprensa e comunidade local.
Diversos criminosos e procurados da Justiça foram presos em flagrante durante as rondas patrimoniais nos logradouros públicos e prédios municipais. Tudo isso fez com que a Guarda Civil Municipal de Mongaguá fosse reconhecida nos limites do município como a principal
amiga, protetora e aliada da população Mongaguaense.

EFETIVO E VIATURAS
A GCM de Mongaguá possui um efetivo de 48 Guardas, entre eles 04 Supervisores e 01 Coordenador, além do Comandante. Possuí uma frota de 02 veículos (Gol) e 02 motos (Lander 250) que patrulham a cidade vinte e quatro horas por dia para oferecer segurança aos nossos munícipes e turistas.